A Escola Municipal Tomaz Edison de Andrade Vieira (Regional Pinheirinho), que atende estudantes na modalidade de educação especial, ganhou um campo sintético de golf-7, esporte criado em 2005 pela pedagoga paranaense Fátima Alves da Cruz e que já rendeu medalhas para a rede curitibana. A atividade é baseada no jogo do golfe e adaptada para o perfil dos estudantes da educação especial.
A entrega oficial do novo campo foi realizada nesta terça-feira (16/11) pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e pelo secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.
“Que este esporte revele mais campeões e realize sonhos”, disse Maria Sílvia. O secretário do Esporte completou: “educação mais esporte se torna excelência”, frisou Emílio.
O descerramento da placa inaugural teve a participação de Dalton Boehm, viúvo da homenageada, a professora Cristiane Boehm, que dá nome ao campo da escola. Cristiane dedicou sua carreira no magistério à educação especial, foi professora na Tomaz Edison desde sua inauguração, em 2006, e diretora da unidade no período de 2012 a 2014.
A atual diretora da escola, Simoni Reis Lima, disse que o novo espaço representa a realização de um sonho. “É um grande investimento para nossos estudantes”, comemorou Simoni. O evento contou ainda com uma demonstração do jogo pelos estudantes.
Medalhas
No início deste mês, os estudantes da unidade que participaram da 9ª edição do Parajaps 2021 voltaram para a escola cheios de aprendizagens e medalhas. Os destaques foram Lucas Prusak, primeiro lugar (buraco); Luan Visgueira, terceiro lugar (tacada); e Camila Teodoro, primeiro lugar (buraco).
O objetivo dos Parajaps é promover a integração social entre os participantes dos diversos municípios e o desenvolvimento integral do cidadão com deficiência.
Presenças
Participaram também o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o diretor da Lei de Incentivo ao Esporte, Carlos Eduardo Pijak Júnior; o diretor de Esportes, Juarez Cesar Zanon Junior; o presidente da Confederação Brasileira de Golf-7, Sakae Tamura; e a vice-presidente Fátima Alves da Cruz.
Fotos: Daniel Castellano / SMCS